Postagem em destaque

"De todas as armas, a geografia"

Postagens mais visitadas

GeoFuçando Memes!

Mapa Popular
kkkkk
Com dedicação
#Fato kkk
Você está aqui
, Unlabelled

Principais Diferenças Climáticas da Região Centro - Oeste



Climatologia do Brasil

Região Centro – Oeste

Principais Diferenciações Climáticas



            De início, as principais diferenciações da Região centro-oeste vão se dar pelo seu mecanismo atmosférico que, neste caso, apresenta certa homogeneidade climática, sendo que em contrapartida o relevo já se apresenta de forma heterogênea devido à variação de altitude e a variação latitudinal. Dessa forma podemos começar a elabora o pensamento sobre as principais diferenças climáticas da Região centro-oeste em relação a outras regiões. Já sabemos que há importantes variações de temperatura na Região centro-oeste, contudo apenas duas categorias têm força para serem reconhecidas quanto ao comportamento térmico: a de clima quente e a de clima subquente (Critérios de Koppen; média 18ºC do mês mais frio; Subquente < 18ºC > Quente) (NIMER, 1989, p.391). Para entendermos as diferenças climáticas da Região centro-oeste precisamos entender como funciona o seu clima. O clima quente se apresenta em quase todo território da Região, temperaturas mais elevadas são constantes, normalmente no norte do Mato Grosso e de Goiás e no Pantanal, ocorrendo máximas de 38ºC há 42ºC. Devido ao clima quente estar sujeito há grande variações de temperatura durante o inverno, as mínimas diárias baixam muito para a região, principalmente de madrugada, chega a ocorrer até o fenômeno da geada, porem com pouca intensidade. A região que apresenta o clima subquente está localizada na parte sul do Mato Grosso (Chapadas de Maracaju, Araras, Caiapó, Santa Maria e outras) onde há uma influência do ar polar e da latitude tornando o clima menos quente, inferior a 18ºC, onde também reaparece nas áreas do sul do Goiás.
            Cerca de 55% do território da Região se apresenta em clima semiúmido de 4 a 5 meses secos, os outros 45% se apresentam como clima úmido, de 3 meses secos, de 1 a 2 meses secos no extremo sul (NIMER, 1989, p.391).
Analisando a Região de modo geral podemos observar que, em relação à diferenças climáticas, o clima na Região está intimamente relacionado aos fatores geográficos, principalmente a altitude, e latitudinais. Do ponto de vista da umidade o Centro-oeste se destaca dentro do quadro brasileiro pela sua inferioridade em relação a Amazônia e os litoral, isso contribui para a salubridade da região como um todo (NIMER, 1989, p.396). Um outro fator importante no clima da Região centro-oeste é a apresentação de duas estações bem diferenciadas e regulares no decorrer do ano: seca e chuvosa, aliada a umidade moderada. 

 



Observando a temperatura e a precipitação, verificamos uma importante variedade climática, mas se olharmos os sistemas de circulação atmosféricos e a marcha estacional conseguimos ver a homogeneidade climática da Região centro-oeste. Formando assim o seguinte quadro climático:
 



 


Fonte: Climatologia do Brasil - Região Centro - Oeste - 1989 - NIMER
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

Nenhum comentário:

Deixe uma resposta

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

Arquivo do blog

Music

Total de visualizações de página

Formulário de Contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Seguidores